Epilepsia

A epilepsia é um distúrbio do sistema nervoso central (neurológico) em que a atividade cerebral se torna anormal, causando convulsões ou períodos de comportamento incomum, sensações e, às vezes, perda de consciência.

Qualquer pessoa pode desenvolver epilepsia. Ela afeta homens e mulheres de todas as raças, origens étnicas e idades.

Os sintomas de convulsão podem variar amplamente. Algumas pessoas com epilepsia simplesmente olham fixamente por alguns segundos durante uma convulsão, enquanto outras torcem repetidamente os braços ou as pernas. Ter um único ataque não significa que você tem epilepsia. Geralmente, pelo menos duas convulsões não provocadas são necessárias para o diagnóstico de epilepsia.

O tratamento com medicamentos ou às vezes com cirurgia pode controlar as convulsões na maioria das pessoas com epilepsia. Algumas pessoas requerem tratamento vitalício para controlar as convulsões, mas, para outras, as convulsões acabam desaparecendo. Algumas crianças com epilepsia podem superar a doença com a idade.

Sintomas

Como a epilepsia é causada por atividade anormal no cérebro, as convulsões podem afetar qualquer processo coordenado por seu cérebro. Os sinais e sintomas de convulsão podem incluir:

– Confusão temporária

– Olhar fixo

– Movimentos bruscos incontroláveis dos braços e pernas

– Perda de consciência ou percepção

– Sintomas psíquicos, como medo, ansiedade ou déjà vu

Os sintomas variam dependendo do tipo de convulsão. Na maioria dos casos, uma pessoa com epilepsia tende a ter o mesmo tipo de convulsão todas as vezes, de modo que os sintomas serão semelhantes a cada episódio.

Os médicos geralmente classificam as crises como focais ou generalizadas, com base em como a atividade cerebral anormal começa.

Quando se consultar com um médico

Procure ajuda médica imediatamente se ocorrer alguma das seguintes situações:A convulsão dura mais de cinco minutos.

– A respiração ou a consciência não retornam depois que a convulsão para.

– Uma segunda convulsão segue imediatamente.

– Você está com febre alta.

– Você está sentindo exaustão pelo calor.Você está grávida.

– Você tem diabetes.

– Você se machucou durante a convulsão.

Se você tiver uma convulsão pela primeira vez, consulte um médico.

compartilhar