A polineuropatia ou neuropatia periférica, resultado de danos aos nervos localizados fora do cérebro e da medula espinhal (nervos periféricos), frequentemente causa fraqueza, dormência e dor, geralmente nas mãos e nos pés. Também pode afetar outras áreas e funções do corpo, incluindo digestão, micção e circulação.
O sistema nervoso periférico envia informações do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central) para o resto do corpo. Os nervos periféricos também enviam informações sensoriais ao sistema nervoso central.
A neuropatia periférica pode resultar de lesões traumáticas, infecções, problemas metabólicos, causas hereditárias e exposição a toxinas. Uma das causas mais comuns é a diabetes.
Pessoas com neuropatia periférica geralmente descrevem a dor como pontada, queimação ou formigamento. Em muitos casos, os sintomas melhoram, especialmente se causados por uma condição tratável. Os medicamentos podem reduzir a dor da polineuropatia ou neuropatia periférica.
Os sinais e sintomas de neuropatia periférica podem incluir:
– Início gradual de dormência, formigamento ou formigamento nos pés ou nas mãos, que pode se espalhar para cima, nas pernas e nos braços.
– Dor aguda, latejante ou em queimação.
– Sensibilidade extrema ao toque.
– Dor durante atividades que não devem causar dor, como ao colocar peso sobre os pés ou quando eles estão debaixo de um cobertor.
– Falta de coordenação e queda.
– Fraqueza muscular.
– Sensação de estar usando luvas ou meias, quando não está.
– Paralisia, se os nervos motores forem afetados.
Se os nervos autônomos forem afetados, os sinais e sintomas podem incluir:
– Intolerância ao calor.
– Suor excessivo ou não ser capaz de suar
– Problemas intestinais, da bexiga ou digestivos
– Quedas na pressão arterial, causando tonturas ou desmaios
– A neuropatia periférica pode afetar um nervo (mononeuropatia), dois ou mais nervos em áreas diferentes (mononeuropatia múltipla), ou muitos nervos (polineuropatia). A síndrome do túnel do carpo é um exemplo de mononeuropatia. A maioria das pessoas com neuropatia periférica tem polineuropatia.
Quando se consultar com um médico
Procure atendimento médico imediatamente se notar formigamento incomum, fraqueza ou dor nas mãos ou pés. O diagnóstico e o tratamento precoces oferecem a melhor chance de controlar seus sintomas e prevenir danos aos nervos periféricos.