A esclerose lateral amiotrófica, ou ELA, é uma doença progressiva do sistema nervoso que afeta as células nervosas no cérebro e na medula espinhal, causando perda de controle muscular.
A ELA costuma ser chamada nos Estados Unidos de doença de Lou Gehrig, em homenagem ao jogador de beisebol que foi diagnosticado com ela. Os médicos geralmente não sabem por que a ELA ocorre. Alguns casos são hereditários.
A doença geralmente começa com espasmos musculares e fraqueza em um membro, ou fala arrastada. Eventualmente, ELA afeta o controle dos músculos necessários para se mover, falar, comer e respirar. Não há cura para esta doença fatal.
Sintomas
Os sinais e sintomas variam muito de pessoa para pessoa, dependendo de quais neurônios são afetados. Eles podem incluir:
– Dificuldade para caminhar ou fazer atividades diárias normais.
– Tropeços e quedas.
– Fraqueza na perna, pés ou tornozelos.
– Fraqueza nas mãos ou falta de jeito.
– Fala arrastada ou dificuldade para engolir.
– Cãimbras musculares e espasmos nos braços, ombros e língua.
– Choro, riso ou bocejos inadequados.
– Mudanças cognitivas e comportamentais.
ELA geralmente começa nas mãos, pés ou membros e, em seguida, se espalha para outras partes do corpo. À medida que a doença avança e as células nervosas são destruídas, os músculos ficam mais fracos. Isso eventualmente afeta a mastigação, deglutição, fala e respiração.
Geralmente, não há dor nos estágios iniciais, sendo incomum também nos estágios posteriores. ELA não costuma afetar o controle da bexiga ou os sentidos.