A doença de Parkinson é uma doença progressiva do sistema nervoso que afeta os movimentos. Os sintomas começam gradualmente, às vezes iniciando com um tremor quase imperceptível, em apenas uma das mãos. Tremores são comuns, mas o distúrbio também costuma causar rigidez ou lentidão nos movimentos.
Nos estágios iniciais da doença de Parkinson, seu rosto pode mostrar pouca ou nenhuma expressão. Seus braços podem não balançar quando você anda. Sua fala pode ficar suave ou arrastada. Os sintomas da doença de Parkinson pioram com o passar do tempo.
Embora a doença de Parkinson não tenha cura, os medicamentos podem melhorar significativamente os seus sintomas. Ocasionalmente, o médico pode sugerir cirurgia para regular certas regiões do cérebro e melhorar os sintomas.
Sintomas
Os sinais e sintomas da doença de Parkinson podem ser diferentes para cada pessoa. De início, podem ser leves e passar despercebidos. Os sintomas geralmente começam em um lado do corpo e permanecem piores nesse lado, mesmo depois que os dois lados são afetados.
Os sinais e sintomas de Parkinson podem incluir:
– Tremor:
O tremor geralmente começa em um membro, na mão ou nos dedos. Você pode esfregar o polegar e o indicador para frente e para trás, o que é conhecido como tremor do rolamento de pílula. Sua mão pode tremer quando está em repouso.
-Movimento lento (bradicinesia):
Com o tempo, a doença de Parkinson pode retardar seus movimentos, tornando tarefas simples, difíceis e demoradas. Seus passos podem ficar mais curtos quando você anda. Pode ser difícil sair da cadeira. Você pode arrastar os pés ao tentar andar.
– Músculos rígidos:
A rigidez muscular pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Os músculos rígidos podem ser dolorosos e limitar sua amplitude de movimento.
– Postura e equilíbrio prejudicados:
Sua postura pode ficar curvada ou você pode ter problemas de equilíbrio como resultado da doença de Parkinson.
-Perda de movimentos automáticos:
Você pode ter uma diminuição na capacidade de realizar movimentos inconscientes, incluindo piscar, sorrir ou balançar os braços ao andar.
– Mudanças de fala:
Você pode falar baixinho, rapidamente, calar ou hesitar antes de falar. Sua fala pode ser mais monótona do que as inflexões usuais.
– Mudanças na escrita:
Pode ser difícil escrever e sua letra pode parecer pequena.
Quando consultar um médico
Consulte seu médico se tiver algum dos sintomas associados à doença de Parkinson, não apenas para diagnosticar sua condição, mas também para descartar outras causas.